Museu Municipal de Estremoz
Antiga Galeria de Desenho

A ideia de se fundar em Estremoz uma Galeria de Desenho, nasceu a partir de uma exposição de pintura de Rogério Ribeiro realizada nesta cidade, em Outubro de 1981.

A ideia depressa teve bom acolhimento, constituindo-se uma Comissão, logo em 20 de Março do ano seguinte. Esta Comissão era constituída por Rogério Ribeiro (artista plástico), Prof. Joaquim Vermelho (Director do Museu Municipal de Estremoz), José Aurélio (artista plástico), Armando Alves (artista plástico), José Barros de Carvalho (Vereador do pelouro da Cultura da CME) e Pedro Borges (Professor).

A 25 de Maio a Câmara Municipal de Estremoz aprova, por unanimidade, a criação da Galeria de Desenho como extensão do Museu Municipal de Estremoz, aprovando também uma verba para a consecução efectiva do projecto.

Quais eram então os objectivos que nortearam a criação da Galeria de Desenho? Passamos a citar o catálogo que marcou a inauguração deste espaço ( “Inauguração da Galeria de Desenho”, CME, Estremoz, 1983.):

“1. Participar, como de resto o vem fazendo, duma forma activa na divulgação do seu património, através das escolas, organizações culturais e recreativas do concelho e permuta com entidades similares no país;

2. No campo particular para que está vocacionada – o desenho – promover a selecção de textos, a investigação e procurar alargar o seu património a todos os meios de registo e comunicação desenhada;

3. Organizar, dado o limite físico da sala, exposições de longa duração a partir da sua colecção, orientadas em torno de conjuntos quer temáticos quer de período ou confronto formais que melhor a explicitem;

4. Manter na própria sala, utilizável pelo visitante, informação e documentação (através de publicações, catálogos, imprensa, etc.) sobre cada artista representado;

5. Realizar de 2 em 2 anos, durante o mês de Maio uma exposição dum artista convidado.”

A Galeria de Desenho foi então inaugurada a 21 de Maio de 1983, nos antigos Paços do Concelho (ou Sala de Audiências de D. Dinis) contando com uma vasta presença de gente da cultura nacional, como artistas plásticos, personalidades de centros de cultura, profissionais da comunicação social, autarquias, etc.

Presentemente, após em 1996 o acervo da Galeria ter sido colocado nas reservas no Museu, realizam-se anualmente, diversas exposições temporárias com esta colecção.