A Fuga para o Egipto é a representação da cena descrita no Evangelho Segundo São Mateus (2,13-15), na qual São José foge com Maria e o Menino Jesus, depois de ter sido avisado por um Anjo, do massacre de crianças que ia ser cometido a mando de Herodes I o Grande.
As barristas de Estremoz que modelam a cena, fazem-no numa peça agregada numa só base ou em duas peças em separado. Esta cena é composta por Maria, que segue numa mula com o Menino Jesus nos braços. À frente observa-se a figura de São José com um bordão encimado por lírio.
Luís Chaves num artigo de 1916 refere que encontrou uma cena destas num monte em Evoramonte. No entanto a tipologia de modelação não parece de Estremoz. Não conhecemos assim nenhum exemplar anterior ao executado por Mariano da Conceição na Escola de Artes e Ofícios.
A representação era por vezes incluída em grandes Presépios, quer em Portugal, quer no estrangeiro, pelo que não é de descurar a sua modelação e inclusão nestas cenas em época anterior a Mestre Mariano. Por agora, não existem evidências de que tal tenha acontecido.
Hoje é uma peça modelada pela generalidade dos barristas locais.